Notícias

Os adolescentes do Curso Jovem Cidadão participaram de oficinas na COMBEMI com o tema “Violência Doméstica”, ministrada durante as aulas de Cidadania no mês de Junho. Com o apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Justiça, foi possível a distribuição de cartilhas baseadas no tema da violência, além de encartes especiais que detalham a Lei Maria da Penha.

Durante os encontros, os adolescentes puderam explorar e discutir as questões legais da Lei Maria da Penha, além de sanarem as dúvidas relacionadas ao âmbito da Violência Doméstica através das cartilhas de perguntas e respostas frequentes. Além de toda a conceituação sobre a violência, os adolescentes foram incentivados a denunciar os casos de violência através do Disque 180. No último encontro temático, os adolescentes criaram mapas conceituais baseados no tema e puderam apresentar e discutir com os demais alunos sobre a sua visão a partir da violência contra a mulher.


Segundo o mapa da violência brasileira publicado pelo IPEA (2013), somente no Brasil a cada 12 segundos 01 mulher é violentada, a cada 10 minutos 01 é estuprada e a cada 90 minutos 01 mulher é assassinada, sendo que 64% das mulheres vítimas de estupro, sofrem essa agressão dentro da própria casa por algum membro da família.

Nesse sentido, a COMBEMI tem buscado incentivar momentos de reflexão acerca da violência, em todas as suas formas que atingem mulheres vitimizadas, além de divulgar a Lei Maria da Penha e suas formas de aplicação.

Durante as oficinas.


Clique aqui e confira todas as fotos

Voltar
Todos os direitos reservados - 2012 ©